Escolha uma Página

Abertas as inscrições para o Prouni. Veja como se inscrever

fev 1, 2019 | Bolsas de estudo, Inscrições

O Prouni é um programa criado pelo Ministério da Educação em 2004 para aumentar o acesso dos estudantes ao ensino superior. São oferecidas bolsas de estudo integrais e parciais em universidades de todo o país.

 

Como funciona o PROUNI?

Para se inscrever no Prouni 2019.1, é preciso feito o Enem 2018 e ter tirado no mínimo 450, e acima de zero na redação. A nota do exame serve como critério de avaliação para o Prouni. Quanto maior a nota, maiores as chances de se ganhar o benefício. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Além de atender a alguns outros pré-requisitos:

. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em rede particular como bolsista integral;

. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular como bolsista integral.

 

Confira passo a passo como se inscrever

1. Primeiro Passo

Para iniciar sua inscrição no Prouni você vai precisar acessar o site oficial do programa e clicar em “Fazer a inscrição”. A opção de inscrição só estará disponível durante o período estabelecido no cronograma.

 

2. Inscrição no Prouni

Em seguida, você deve inserir o seu CPF juntamente com o número de inscrição e senha cadastrados no ENEM do ano anterior. Caso não tenha esses dados em mãos, você pode encontrá-los no site oficial do ENEM.

 

3. Confira seus dados

Ao preencher os dados de acesso o sistema irá automaticamente recuperar seus dados e sua nota obtida no ENEM. Confira se os dados estão corretos e atualize as informações, caso necessário.

 

4. Responda o questionário

O próximo passo é preencher um questionário sobre a sua situação social, bem como dados sobre os membros da sua família.

 

5. Escolha as opções

Para encerrar o processo você deve escolher duas opções de cursos desejados, por ordem de prioridade, em uma ou mais instituições de ensino. É possível filtrar as opções por instituição de ensino, por curso ou por município.

 

Ao indicar os cursos escolhidos também é necessário escolher o tipo de bolsa pretendida – Cotas ou ampla concorrência. As cotas são voltadas para estudantes com deficiência, negros, pardos ou índios.

Cronograma

E se eu mudar de ideia?

Durante o período de inscrições, você pode mudar de ideia e trocar de curso. O mesmo vale se você perceber que sua nota está muito abaixo da nota de corte. Até o último dia, é possível alterar as informações, mas o que vale é a última modificação salva pelo sistema, por isso não deixe para a última hora.

 

E se eu não conseguir entrar pelo Prouni?

Se você não for aprovado em nenhuma das duas chamadas, não se desespere. Você ainda pode conseguir entrar na faculdade pelo Tô de Bolsa.

O Tô de Bolsa é um programa de bolsas de estudo que traz descontos de até 60% na faculdade de sua escolha.

 

Qual a vantagem do Tô de Bolsa?

O Tô de Bolsa tem como principal diferencial a forma de aquisição da bolsa de estudos. Todos os outros programas após a aquisição das bolsas, você tem que pagar durante todas as matrículas de períodos uma nova taxa, ou seja, continuará pagando para ter o serviço, com o Tô de Bolsa é diferente! Você paga a pré matrícula mais barata do mercado uma única vez, sem renovação! Saiba mais em “Como funciona o To de Bolsa?”

Com o Tô de Bolsa ficou muito mais fácil de cursar uma graduação! Você tem descontos em todas as mensalidades sem a necessidade de renovação do financiamento. São mais de 3.400 bolsas de estudo nas principais instituições de ensino superior em todos os estados brasileiros.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, WhatsApp (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo chat no site. Clique no banner abaixo e saiba mais!