Escolha uma Página

Qual a diferença entre pós graduação e MBA?

jun 27, 2019 | Bolsas de estudo

Pós-Graduação e MBA são cursos que estão em evidência nos últimos anos. No entanto, muitas pessoas ainda imaginam que são modalidades exatamente iguais, mas não é bem assim. E se você também pensava que eram os mesmos tipos de especialização ou ainda possui dúvidas sobre o tema não deixe de ler o texto de hoje! 

 

O Tô de Bolsa preparou um guia para você entender as diferenças entre pós graduação e MBA, te ajudando a descobrir qual é a melhor opção para você dar continuidade nos estudos e se destacar no mercado de trabalho. 

 

PÓS GRADUAÇÃO

 

Pós-Graduação é tudo aquilo que vem depois da Graduação. Seja ela, uma especialização, mestrado ou doutorado. Curioso, não é mesmo? Além disso, existem dois tipos de Pós-Graduação: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. 

 

O Lato Sensu consiste em uma especialização que aperfeiçoa aspectos do profissional em determinada área o direcionando para o mercado de trabalho. Para ter reconhecimento, os cursos da modalidade devem seguir normas propostas pelo Ministério da Educação (MEC). O diferencial dos cursos de pós-graduação Lato Sensu é que eles desenvolvem profissionais ou os atualiza para o mercado de trabalho. Sendo a opção ideal para graduados nos mais diferentes ramos que buscam por diferencial e desejam focar sua atuação especificamente no mercado. 

 

Já o curso Stricto Sensu é direcionado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e consiste nos mestrados, doutorados e pós-doutorados. A expressão Stricto Sensu deriva do latim e significa sentido restrito. O que em termos práticos, indica que os cursos desse tipo são voltados para o ambiente acadêmico. Além disso essas modalidades geralmente formam professores, pesquisadores e acadêmicos. Estes cursos são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E são o tipo de pós-graduação indicadas para pessoas que desejam seguir a carreira de pesquisador ou professor universitário.

 

O QUE É O MBA

 

O termo MBA é a sigla para Master Business Administration, que em tradução literal do inglês, significa Mestre em Negócios e Administração. Apesar do nome “mestre” presente na sigla, o MBA no Brasil não é um curso de mestrado. É um curso lato sensu. Mas então por que não chamamos o MBA apenas de Pós Graduação Lato Sensu? 

 

Porque o MBA se refere especificamente à área de Business, ou seja, de negócios e Gestão Empresarial. Constituindo um curso de especialização focado em mercado e negócios, que direcionam o profissional para aperfeiçoamento em área específica. Alguns cursos da categoria possuem inclusive, módulos internacionais. Geralmente, ele é recomendado para gestores em fase de formação ou que possuem carreira já consolidada. Sendo indicado principalmente para líderes, gestores, diretores e presidentes de empresas.

 

Gostou de conhecer as diferentes modalidades em especialização? Agora que você já sabe quais são as diferenças entre MBA, pós graduação stricto sensu e lato sensu ficou fácil escolher a melhor opção para alavancar a sua carreira. 

 

Então não perca mais tempo! Se inscreva em um dos cursos de pós graduação que as Instituições de Ensino parceiras do Tô de Bolsa oferecem. Só aqui, você encontra as melhores qualificações com incríveis descontos na mensalidade. Ah, e tudo isso pela menor taxa do mercado. Clique e confira! 

Então não perca mais tempo! Confira o Blog do Tô de Bolsa e descubra qual é a melhor opção para alavancar a sua carreira!