Escolha uma Página

Saiba tudo o que muda no Enem 2017

set 14, 2017 | Dicas para o Enem

Está se preparando para fazer o Enem 2017 e tentar uma vaga na faculdade através da nota do exame? O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 10, através do Diário Oficial da União, mudanças que vão afetar os milhões de estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio todos os anos.
Além delas, foram informadas também as datas de inscrição: do dia 8 ao 19 de maio.
As mudanças são muitas as modificações importantes. Veja abaixo a lista delas e a comparação de como o Enem era e como será:

Aumento no valor: A taxa de inscrição subiu para R$ 82. Em comparação, em 2016, o valor era de R$ 68, 20% mais barato. O pagamento deverá ser feito até o dia 24 de maio.

Provas acontecerão em dois domingos: Desde 2009, o Enem acontecia em dias seguidos, em um mesmo fim de semana. Em 2017, a prova acontecerá em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Não valerá como certificado do ensino médio: Nos anos anteriores, os alunos poderiam utilizar a nota da prova como certificado de conclusão do ensino médio. Com a mudança, adultos que desejarem ter o diploma do ensino médio deverão finalizá-lo de outras maneiras.

Mais critérios para isenção: Antes, apenas os alunos que concluíram ou cursavam o terceiro ano do ensino médio na rede pública podiam fazer a prova sem o pagamento. Na edição deste ano, as pessoas que tiverem cadastro no programa CadÚnico também terão direito à isenção.

Cadernos personalizados: Agora o aluno receberá um caderno com seu nome e um cartão de respostas específico. As últimas provas eram dividas em cadernos coloridos e as questões variavam dentro de cada uma dessas divisões.

Sem dados específicos: Diferente das provas passadas, não serão divulgadas publicamente estatísticas referentes às escolas, como rankings. Esses dados estarão disponíveis apenas para que as próprias instituições façam comparações.