Escolha uma Página

Quais as vantagens de se fazer um curso tecnológico?

maio 29, 2018 | Inscrições

A busca por uma qualificação profissional tem sido uma das prioridades na vida das pessoas que querem se desenvolver no mercado de trabalho. Os cursos tecnológicos têm sido uma ótima opção para quem quer se formar no ensino superior e ter um diploma mas não tem tanto tempo disponível. No Tô de Bolsa você encontra descontos de 50% nas mensalidades. Confira mais sobre os cursos de tecnólogos e aproveite o segundo semestre para começar a estudar já!


O que são cursos tecnológicos?

São cursos de formação de nível superior oferecidos por instituições públicas e privadas (presencial ou EAD) assim como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Para ingressar, é preciso ter concluído o ensino médio e passar por um processo seletivo (vestibular, Enem, Sisu, Prouni…).

Os cursos de tecnólogos foram criados para atender às atuais demandas do mercado, que estão sempre mudando. Por isso, esses cursos oferecem um formato mais acelerado e prático.


Encontre sua bolsa de estudos


Quais as vantagens?

– Formação em menos tempo

Os cursos de tecnólogos geralmente têm duração de 2 a três anos, diferente dos cursos superiores tradicionais que levam uma média de 4 a 5 anos para serem concluídos. É uma ótima alternativa para quem já trabalha ou tem outras prioridades e quer uma formação a nível superior.

– Investimento mais baixo

Devido ao  curto tempo de duração, o número de mensalidades também é menor. Mesmo que, por vezes, o valor das mensalidades seja semelhante a dos cursos tradicionais, o tempo que você vai ficar pagando é menor. No Tô de Bolsa você encontra o curso que precisa pela metade do preço.

– Diploma na mão

Algumas pessoas têm dúvidas quanto à validade do diploma de um curso de tecnólogo, mas ele vale em todo o território nacional, assim como os de licenciatura e de bacharelado. O diploma deve ser reconhecido pelo MEC, comprovando a sua formação e aptidão para atuar no mercado de trabalho, fazer uma pós graduação ou prestar um concurso público, por exemplo.

Leia também:

Por que eu preciso fazer um curso superior?

5 boas razões para você fazer um curso a distância

Quanto eu posso economizar com descontos na faculdade?

– Grade curricular

Ao se matricular em um curso de tecnólogo, o aluno se depara com disciplinas mais práticas e menos teóricas. São estudos mais focados nas necessidades do mercado de trabalho.  Essa é uma das características que diferem o curso tecnológico dos demais de ensino superior.

– Alta empregabilidade

Por formar uma mão de obra mais especializada, os cursos tecnológicos têm sido cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. Há uma diversidade de perfis profissionais hoje em dia que atendem à essa demanda mais específica, por isso, a taxa de empregabilidade dessas pessoas é alta. Cerca de 90% dos estudantes já conseguem emprego antes da formatura, sendo que mais da metade deles trabalham em sua área de interesse.

Eixos Tecnológicos

Hoje em dia existem mais de 100 cursos tecnológicos disponíveis no Brasil que estão divididos em 13 áreas de conhecimento ou “eixos tecnológicos”.

Ambiente e Saúde

Controle e Processos Industriais

Desenvolvimento Educacional e Social

Gestão e Negócios

Informação e Comunicação

Infraestrutura

Militar

Produção Alimentícia

Produção Cultural e design

Produção Industrial

Recursos Naturais

Segurança

Turismo, Hospitalidade e Lazer

E o que é um curso técnico?

Muitas pessoas fazem confusão entre curso técnico e curso de tecnólogo por causa dos nomes parecidos, mas são coisas diferentes. Os cursos técnicos formam profissionais de nível médio, muitas vezes mais focados em cargos operacionais. Ao invés de diploma, o aluno recebe um certificado de conclusão de curso que também é bem reconhecido no mercado de trabalho.

O acesso ao ensino superior está cada vez maior e você não pode ficar para trás. Aproveite o Tô de Bolsa e invista em seu futuro agora. Com um diploma na mão, novas oportunidades surgem e você só tem a ganhar!