Escolha uma Página

Como escolher a minha profissão?

set 26, 2018 | Matérias

Desde a infância somos questionados sobre o que queremos fazer da vida no futuro. Algumas crianças se baseiam na profissão dos pais ou naquilo que têm mais afinidade mesmo. O tempo passa e chega a hora em que realmente temos que tomar a decisão sobre o que iremos fazer. Diversos fatores podem influenciar na sua escolha.

Veja algumas dicas que separamos abaixo para te ajudar neste momento tão importante para a sua vida.

 

4 coisas que devo considerar na hora de escolher uma profissão

1) Autoconhecimento

A primeira coisa que você deve pensar é naquilo que você mais gosta e tem mais afinidade de lidar. São números? Pessoas? Plantas? Tecnologia? Música? Faça uma lista para refletir e identificar melhor algumas características suas, quais são os seus valores. É comum que os familiares opinem ou façam uma certa pressão, mas essa escolha é sua.

 

Encontre sua bolsa de estudos

2) Interesses e objetivos

Reflita como você quer se ver daqui a alguns anos e qual estilo de vida quer levar. Você se vê em um escritório, empresa, hospital ou universidade? Se você pretende se casar e ter filhos, considere também, assim como outros aspectos que podem interferir diretamente nos seus planos. O local onde pretende morar, a sua disponibilidade para cuidar dos filhos, da casa, viajar, se qualificar, fazer um esporte, entre outros.

Cada profissão tem as suas especificidades, uns oferecem uma rotina mais tranquila e flexível enquanto outros exigem maior tempo de dedicação.

escolher a minha profissão

3) Mercado de trabalho

Saiba que o mercado está sempre mudando e, até que você se forme, muitas coisas acontecem. Por isso, procure se informar quais são as áreas em destaque hoje, quais são as mais promissoras e as mais saturadas. A todo o momento surgem novidades cursos novos para atender essas demandas atuais.

4) Tem coisas que o dinheiro não compra

Todo mundo deseja ser reconhecido e bem remunerado fazendo o que gosta. Muitas pessoas desistem na metade da faculdade por não ver oportunidade de ganhar bem e acabam buscando outras áreas que nem tem tanta afinidade só por causa do salário. Mesmo dentro de empresas é comum que pessoas conquistem novos cargos e façam cursos em busca de uma promoção.

Leia também:

5 cursos para quem ama a natureza e os animais

Curso autorizado e reconhecido pelo MEC: O que isso significa?

6 motivos para você fazer uma faculdade depois dos 30

 

As responsabilidades aumentam e se você não souber administrar bem os seus compromissos e prioridades, isso pode se tornar negativo para a sua vida. Você acaba se afastando das pessoas, dos seus prazeres, cria uma rotina de estresse, prejudica a sua saúde, tudo em busca de status e dinheiro. Fique atento a isso. O dinheiro é importante mas não é tudo.

Se após  avaliar todos esses pontos você ainda tiver dúvidas, faça um teste vocacional.

Invista logo em sua carreira profissional e o mercado de trabalho abrirá novas portas para você. Em um cenário tão competitivo, ter novos conhecimento e manter-se atualizado faz toda a diferença. O Tô de Bolsa te dá ainda uma forcinha para que você estude até o fim o curso que sempre sonhou. O programa oferece descontos de até 70% nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  

Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, What´s App (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo nosso chat no site. Clique no banner abaixo e saiba mais!