Escolha uma Página

Como me preparar para assumir um cargo de chefia?

out 10, 2018 | Matérias

Muitos profissionais se formam com a ambiciosa ideia de se tornarem chefes ou donos do próprio negócio. Essa é uma escolha que exige algumas características e aptidões da pessoa para que ela desempenhe bem a sua função enquanto líder.

Provavelmente, alguma vez na vida, você já pensou que mandaria super bem se fosse chefe da sua área ou melhor ainda que o seu próprio chefe atual. Para que você alcance os seus objetivos profissionais é fundamental traçar um plano de carreira.

 

Encontre sua bolsa de estudos

 

A responsabilidade de ter o poder de decisão em suas mãos é grande e, apenas querer ou ter vontade não basta, você precisa correr atrás. Confira como se preparar para assumir um cargo de chefia.

 

4 dicas para você se tornar um líder

 

como em preparar para um cargo de chefia

 

1) Foque naquilo em que você é bom

Você precisa se sentir bem na área em que atua e gostar do que faz. A partir disso, o seu trabalho irá fluir e você irá se esforçar cada vez para entregá-lo com eficiência. Isso será muito importante para que as pessoas ao seu redor percebam que você tem potencial para crescer e contribuir ainda mais.

Portanto, descubra as suas habilidades e facilidades, assim como quais são as suas dificuldades e limitações para saber em qual direção você deve investir melhor os seus esforços.

 

2) Estude sempre

No papel de líder você terá que fazer decisões coerentes e estratégicas. Por isso é preciso sempre ampliar e aperfeiçoar os seus conhecimentos. Faça uma pós-graduação focada em liderança e gestão de pessoas ( MBA, por exemplo), participe de palestras e workshops como forma de manter-se atualizado nos assuntos do seu trabalho e ampliar a sua rede de contatos, conhecendo diversos outros profissionais. Esteja sempre aberto a aprender mais e leia bastante. A medida em que você  amadurece e se torna mais experiente, as decisões se tornam mais claras e sábias.

3) Conheça bem a sua empresa

Para que você defina o seu plano de carreira é necessário saber onde quer de fato trabalhar e assumir um cargo de liderança futuramente. Feito isso, você passa a observar então quais são os valores e os aspectos culturais da empresa, o que ela espera de um líder e quais são os quesitos para assumir um cargo de chefia. Dominar uma língua estrangeira? Ter um certificado de pós-graduação? Aprovação de algum projeto? Fique atento a isso e mexa-se. Em alguns anos pode ser você a pessoa que irá ocupar aquela sala executiva.

Quem tem a oportunidade de trabalhar próximo ou diretamente com um desses profissionais que atuam como líder podem se inspirarem ainda mais de perto conhecer melhor a sua rotina.

 

Leia também:

5 sinais de que você escolheu a profissão errada

Como eu posso me qualificar para o mercado de trabalho?

5 cursos para quem ama a natureza e os animais

 

4) Trabalhe sua postura

Há uma série de características que definem mais ou menos o perfil de um líder. Demonstrar segurança em suas decisões, maturidade e sensibilidade para lidar em equipes, saber dar e receber feedbacks, superar obstáculos, enfrentar momentos turbulentos com responsabilidade, sem agir por impulso e buscar novos desafios são alguns exemplos.

Independentemente de gênero ou idade, esse profissional deve estar ali não por status ou poder, mas por pensar de uma forma macro, inteligente, enxergando oportunidades capazes de transformar determinada realidade e contribuir de alguma forma com resultados de excelência.

5) Repasse os seus conhecimentos

Uma pessoa não vira chefe da noite para o dia. É um processo que você vai conquistando aos poucos no dia a dia. Se esse é o seu objetivo, já vale identificar um possível sucessor para quando surgir a oportunidade de assumir um cargo superior. Incentive essa pessoa a se qualificar e aprender melhor sobre sua rotina.

A figura do chefe algumas vezes é tratada de forma negativa, como uma pessoa insensível, exploradora, que só te cobra dia e noite e não aceita ouvir os outros. Por outro lado, ele também serve de exemplo para muitos, é visto como uma “mãe” para a empresa.

 

Nem todo mundo nasce para isso e acabam assumindo altas posições apenas pelo poder. É possível fazer a diferença em sua área e obter reconhecimento sem se tornar chefe.  Pense bem em suas metas e invista logo em seu futuro. 

Com  o Tô de Bolsa e faça o curso que você sempre sonhou com descontos de até 70% nas principais instituições de ensino de todo o Brasil. Você pode conquistar o seu diploma de ensino superior fazendo uma faculdade a distância.

Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, What´s App (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo nosso chat no site. Clique no banner abaixo e saiba mais!