Escolha uma Página

Estudar de madrugada: Vantagens e desvantagens

abr 26, 2019 | Matérias

A rotina apertada muitas vezes podem tornar a tarefa de estudar diariamente mais difícil. Muitas pessoas escolhem estudar de madrugada, mas será que esse horário é efetivo? Confira as nossas dicas!

 

Quando estamos com a rotina agitada é comum procurarmos formas mais efetivas de estudar e memorizar o conteúdo na cabeça. Muita gente fala que estudar de madrugada tem um resultado melhor do que nos outros horários. Mas será mesmo? Separamos as vantagens e desvantagens dessa técnica.

Como muitas pessoas trabalham ou estudam durante o dia, a madrugada é um horário muito escolhido para se dedicar aos estudos. Alguns dizem se sentir mais dispostos de madrugada, outros falam que é mais fácil para se concentrar por conta do silêncio, mas os motivos podem ser variados:

  • ●  Único tempo livre para dedicar aos estudos
  • ●  Horário mais tranquilo, sem barulhos
  • ●  Horário em que têm mais concentração e capacidade de aprendizado
  • ●  Preferência

 

No entanto, estudar de madrugada tem vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas na hora de montar a sua rotina de estudos.

 

Vantagens

O silêncio realmente é uma das principais vantagens da madrugada. Sem muitos barulhos pode ser muito mais fácil ter a concentração necessária para aprender e memorizar aquele conteúdo mais difícil.

 

Desvantagens

Entre as desvantagens, várias podem ser citadas. Caso não haja um planejamento correto, o cansaço pode te atrapalhar de diversas formas, podendo até mesmo te deixar mais estressado durante o dia. Caso isso aconteça, será muito ruim pois você certamente não irá aprender nada do que estudou.

 

Prefiro estudar de madrugada, o que fazer?

Como dissemos: o planejamento é essencial nessa hora. As rotinas de estudos durante a madrugada devem ser tão bem planejadas quanto nos outros horários. É importante limitar o tempo de estudos e traçar metas.

Não tente lutar contra o sono. Caso comece a se sentir muito cansado durante os estudos, vá dormir e continue no próximo dia. E claro, se você acorda cedo para trabalhar ou estudar no outro dia, não vire a noite estudando. Isso irá te atrapalhar na sua rotina e pode até fazer o desempenho no trabalho cair.

Resumindo: Estudar de madrugada não é melhor, nem pior. Se tudo for planejado direitinho, sua rotina de estudos trará resultados em qualquer horário! Escolha um e trace suas metas de acordo com os seus objetivos!

 

Tô de Bolsa

O Tô de Bolsa oferece bolsas de desconto em universidades privadas de todo o país. Para se inscrever não é necessário ter feito a prova do Enem no ano passado, nem tem processo seletivo. Você só precisa entrar no site, realizar a pré-matrícula e pagar uma taxa única que garante o seu desconto durante todo o curso. Entre e garanta a sua bolsa de estudos!

Com o Tô de Bolsa ficou muito mais fácil de cursar uma graduação! Você tem descontos em todas as mensalidades sem a necessidade de renovação do financiamento. São mais de 3.400 bolsas de estudo nas principais instituições de ensino superior em todos os estados brasileiros.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, WhatsApp (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo chat no site. Clique no banner abaixo e saiba mais!