Escolha uma Página

O que são as gerações X, Y e Z no mercado de trabalho?

out 31, 2018 | Matérias

Certamente em algum momento, seja na faculdade, no estágio ou mesmo no trabalho, você já notou alguns conflitos de ideias, opiniões e interesses entre pessoas de diferentes gerações. O comportamento humano sempre foi um fato a ser observado e estudado conforme o passar dos anos.

Choque de gerações

Hoje, em um mundo tão globalizado e tecnológico é comum haver certos choques no convívio diário. A principal diferença entre as gerações é o que motiva esses profissionais.

O que são as gerações X, Y e Z no mercado de trabalho

Os jovens que entram agora no mercado de trabalho acabam influenciando e até alterando a dinâmica de hábitos daqueles que já estão ali mesmo há 10 anos ou mais. Entenda melhor a classificação e os anseios de três grupos que interagem entre si diariamente.

Vale deixar claro que a idade não necessariamente é um fator determinante para que você se enquadre como X, Y ou Z. Você pode ter 50 anos e estar inserido entre os millennials.

 

Encontre sua bolsa de estudos

 

Geração X

São aqueles que nasceram entre o início de 1960 até o começo de 1980. É a geração independente herdeira de um recomeço já vivido pelos Baby Boomers ( aqueles que nasceram no período pós guerra). Representar um grupo mais conservador da força de trabalho, auto-centradas e que gostam de trabalhar em equipe. Caracterizam-se por sua intensidade, a busca do aprimoramento pessoal e do enriquecimento rápidos.

Como nem todos alcançaram na época um padrão de riqueza pessoal, muitos se dedicaram ao trabalho, a algo que lhes trouxessem sucesso e reconhecimento. Hoje, já com filhos crescendo em uma outra realidade de mundo, há quem opta por “chutar o balde”, largar uma rotina de trabalho vivida há décadas, bem sucedidas, para fazer aquilo que realmente lhes trazem felicidade. São advogados, médicos, engenheiros, empresários que resolvem estudar fotografia, gastronomia, música por prazer.

É a primeira geração que verdadeiramente domina os computadores. Viu surgir  a internet, o celular, a impressora, o e-mail… Todo o seu mundo se transformou radicalmente como nunca visto antes.

Leia também:

7 profissões que estão em alta mesmo na crise

Como me preparar para assumir um cargo de chefia?

5 sinais de que você escolheu a profissão errada

Geração Y

Conhecidos também como millennials, caracterizam-se pela sua liberdade e anseios de inovação. São aqueles que nasceram no fim dos anos 70 e início dos anos 90. Ao contrário dos seus pais que foram conhecer o computador e o videogame somente na fase adulta, eles se desenvolveram em uma era de avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Desde pequenos foram inseridos nesse mundo, estimulados a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo.

Pode-se dizer que foi a primeira geração verdadeiramente globalizada, conectada com o mundo e por isso mais engajada a causas sociais e às questões ambientais do que os seus antepassados que sofriam com o pós guerra e com o desemprego.  Se sentem confortáveis em compartilhar as suas vidas pela internet e apresentam um forte desejo de serem percebidos e compreendidos.

Acostumados a conseguirem o que querem, são ambiciosos desde cedo e não se sujeitam a funções subalternas, querem desafios e tem mais coragem e assumir riscos. Por isso é comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com mais frequência.

Esse seu comportamento, por vezes, incomoda um pouco a geração anterior (X), mas suas ideias e facilidades com a tecnologia compensam.

Geração Z

São aqueles nascidos entre 1992 e 2010, que não fazem ideia de como é a vida sem o computador. Desde muito cedo vivem conectados ao mundo virtual cada vez mais explorado para se tornarem mais inteligentes, maduros e seguros.

Se preocupam em ganhar o seu próprio dinheiro ainda jovens mas descartam a ideia em aprender uma coisa só para se fazer o resto da vida ou passar a sua vida profissional toda somente em uma empresa. Muitos optam por trabalhar de home office, seja em um trabalho formal ou informal, como forma de administrar o seu tempo melhor.

Embora vivam sempre conectados e expostos na internet, sofrem do mal de não saberem interagir socialmente. A comunicação verbal, cara a cara intimida esses jovens que muitas vezes se fecham em seu mundo por meio de fones de ouvido.

A convivência entre essas três gerações no mercado de trabalho pode ser um desafio mas também um grande aprendizado para todos. Descobrir pontos em comum pode ser um bom exercício, por mais difícil que parece no início.

O mercado está de olho na geração Y, que, atualmente representa 20% da população brasileira e, segundo pesquisa global feita pelo join.me, em menos de 10 anos era ocupará 75% da força de trabalho mundial.

Você está pronto para o mercado de trabalho?

Independentemente da geração em que você se enquadra, é preciso se qualificar para ter uma carreira de sucesso. Com o Tô de Bolsa você estuda nas melhores instituições de ensino superior do país com descontos de até 60%. Já pensou em conquistar o seu diploma fazendo uma faculdade a distância?

Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, What´s App (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo nosso chat no site. Clique no banner abaixo e encontre o seu curso!