Escolha uma Página

Para que serve o registro profissional?

jun 21, 2018 | Matérias

Concluir um curso superior é um importante passo para quem deseja iniciar uma carreira profissional. Porém, em muitos casos, para que você exerça uma atividade dentro da área em que se formou, além do diploma é preciso emitir um registro profissional.


Mas o que é um registro profissional?

É uma habilitação necessária para o exercício de algumas profissões. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concede esse registro às seguintes categoria, regulamentadas por leis federais no mercado de trabalho:  

 

Agenciador de propaganda, Arquivista, Artista, Atuário, Guardador e Lavador de veículos, Jornalista, Publicitário, Radialista, Secretário, Sociólogo, Técnico em arquivo, Técnico em espetáculos de diversões, Técnico de segurança do trabalho e Técnico em secretariado.


Determinadas áreas como Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia, entre outros, têm um órgão ( geralmente um conselho) responsável por emitir esse documento: CRM, CREA, CRO,OAB, Coren, Coffito…

Encontre sua bolsa de estudos


O que isso significa na verdade?


Nos casos em que o registro não é obrigatório para exercer uma profissão, é importante tê-lo em mãos na hora de procurar um emprego pois é um documento que mostra que você adquiriu uma experiência acadêmica e está apto a trabalhar em seu campo de formação.

Em um mercado tão competitivo oferecer esse diferencial no momento de uma nova contratação pode ser muito importante e até mesmo decisivo para a sua nova carreira.

Como emitir o meu registro?

Acesse o site do MTE para solicitar o seu registro. O MTE não emite nenhuma carteirinha. Após aprovação do pedido, o trabalhador deve retornar ao site para imprimir o seu cartão de registro. Não há mais a necessidade de retornar à unidade do Ministério para carimbar a Carteira de Trabalho.

Fique atento!

Pessoas que atuam como profissionais em uma área sem terem feito um curso reconhecido estão exercendo a profissão ilegalmente e podem ter complicações no futuro caso apareça alguma denúncia, problema envolvendo a atividade ou no serviço que fora contratado para executar

Leia também:


6 motivos para você fazer uma faculdade depois dos 30

Vale a pena fazer uma segunda graduação?

Diploma X Certificado: Qual a diferença?


Já pensou em fazer um curso a distância? Saiba mais aqui!

 

Tô de Bolsa

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  

Não perca a oportunidade de estudar com desconto e invista logo em sua carreira profissional. Que tal aproveitar o segundo semestre agora? Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, What´sApp (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo nosso chat no site. Clique no banner abaixo e saiba mais!