Escolha uma Página

Vale a pena fazer uma segunda graduação?

mar 8, 2019 | Bolsas de estudo, Matérias

O mercado de trabalho exige cada vez mais conhecimento dos trabalhadores. Muitas pessoas optam por fazer uma segunda graduação para completar o que já foi aprendido na primeiro. Mas será mesmo que vale a pena?

 

Conhecimento nunca é demais! Principalmente para quem quer crescer no mercado de trabalho. Mas definir os objetivos é importante para saber qual direção seguir. Ao terminar a faculdade, muitas pessoas ficam na dúvida se vale a pena começar um outro curso logo em seguida ou se o melhor seria fazer uma pós-graduação. Para te ajudar a tomar essa decisão, separamos algumas informações importantes que você deve levar em conta.

 

Encontre sua bolsa de estudos

Vale a pena fazer outra faculdade?

 Processo seletivo

Quem escolhe fazer a segunda graduação deve lembrar que terá que estudar novamente para o vestibular, Enem ou outro tipo de avaliação exigido pela instituição de ensino.

Já para ingressar em uma pós graduação, o processo pode ser mais simples e rápido, porém criterioso. No caso de um mestrado ou doutorado, a seleção é ainda pouco mais específica e rigorosa.

Tempo de curso

Serão mais alguns longos anos de dedicação, pelo menos 4 anos. Já em uma pós, os alunos geralmente se formam em um ano e meio. Com exceção dos cursos de mestrado e doutorado que podem prolongar os seus estudos em até 5 anos. O tempo é um ponto muito importante e deve ser levado em conta na sua escolha. Em meio a correria do dia-a-dia, conciliar estudos com trabalho, família e outros, demanda planejamento. E claro, é sempre bom saber se está no momento certo para entrar numa pós-graduação.

 

 

Conhecimento 

Esse talvez seja o ponto crucial para a sua escolha. Que tipo de conhecimento você busca? 

Na segunda graduação, você terá conteúdos amplos e visões gerais sobre a área escolhida. E durante as aulas, terá o conteúdo prático e teórico.

Na pós-graduação, você pula essa etapa de conhecimentos gerais e vai  direto ao ponto que realmente o interessa. Se o seu objetivo é se especializar em uma determinada área, essa é a sua melhor opção.  O Tô de Bolsa  oferece descontos em diversos cursos de pós graduação em todo o país. Confira aqui!

É comum ver casos de pessoas concluíram uma graduação e resolveram buscar um outro curso para fazer. Ou ainda, fazer uma segunda faculdade que se complete o conhecimento da primeira ( Educação Física e Nutrição, por exemplo). Cabe a você saber ponderar o que é mais vantajoso neste momento.

 

Remuneração

A diferença salarial de um profissional formado em duas faculdades para aquele que tem apenas um curso não costuma ser tão significativa. Porém, se uma pessoa é especialista em uma área, certamente ela terá uma remuneração maior do que aquela que tem apenas o diploma da graduação. Especialmente para aqueles que optam pelo mestrado ou doutorado, esses terão uma remuneração diferenciada também. Saiba como a pós-graduação pode aumentar o seu salário.

Valorização no mercado

Essa é uma questão bem relativa, que varia de uma área para outra, e de empresa para empresa. Cada profissional tem o seu valor para determinada função. Pesquise antes o que o mercado profissional de sua área tem buscado como diferencial, isso vai te ajudar bastante!

Entrar no mercado de trabalho (seja por meio de um estágio ou de um emprego) é uma ótima forma de colocar em prática tudo que você aprendeu. Muitas vezes, com essa vivência prática, será possível uma maior empatia com a profissão, e amadurecer suas ideias sobre qual área profissional seguir.

Aproveite o começo do ano agora e volte a estudar! O Tô de Bolsa oferece descontos de até 50% nas mensalidades.  Mas lembre-se: o desconto é válido apenas para alunos que irão começar a sua primeira graduação. O Tô de Bolsa não é válido para em casos de quem trancou ou cancelou a matrícula.