Escolha uma Página

Vale a pena investir em um Curso Livre?

mar 26, 2019 | Matérias, Profissões

Você já ouviu falar nos cursos livres? Muitas empresas e profissionais estão investindo neste mercado. Mas será mesmo que vale a pena fazer um para ajudar a melhorar o cargo no mercado de trabalho? Saiba mais!

 

Chega um momento da vida profissional que não dá mais enrolar: você da faculdade, consegue um emprego na área e fica estabilizado e parado na mesma função por anos. Não dá pra negar, o mercado evolui e os profissionais precisam evoluir junto com ele.

É neste momento que paramos pra pensar: devo voltar para as carteiras da faculdade e fazer uma segunda graduação, ou uma pós seria a melhor opção? Investir em um MBA? Aprender um novo idioma?

Mas, caso nenhuma dessas opções sejam atrativas para você, ainda existe a opção de fazer um curso livre. Ainda não sabe o que? Então continue lendo que é sobre eles que vamos falar nesse post!

O que são os Cursos Livres?

Os cursos livres são aqueles que são ministrados em um tempo menor de duração e tratam e assuntos muito objetivos e específicos. São chamados também de cursos profissionalizantes, ele capacitam o profissional para exercer uma determinada função. Além disso, não é necessário ter formação na área para participar do curso.

 

Algum exemplos de cursos livres:

  • ● Corte e Costura
  • ● Bordado
  • ● Coaching
  • ● Maquiagem Corporativa
  • ● Computação

 

Os cursos livres não são reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), porém possuem base legal. Isso acontece porque o MEC só reconhece cursos com duração mínima de 360 horas. Porém, isso desqualifica a modalidade. Muitas empresas como o Google e a Microsoft oferecem cursos livres com certificados digitais para os participantes.

Uma escola especializada pode oferecer cursos livres, desde que tenha profissionais capacitados para ensinarem sobre a função.

 

Curso Livre x Curso Técnico

Diferente do curso livre, o cursos técnicos são reconhecidos e regulamentados pelo Ministério da Educação, precisam cumpir uma carga horária pré-estabelecida e precisam estar dentro de um eixo temático. Instituições com o Senai e Senac são referências na área de cursos livres e cursos técnicos.

 

Onde fazer um curso livre

Como foi dito acima, muitas instituições de cursos técnicos oferecem também cursos profissionalizantes, que tem como objetivo buscar pessoas que já estão no mercado de trabalho e querem aprender uma nova função de forma mais rápida. A internet também tem sido uma grande aliada para quem busca cursos livres, existem diversos sites especializados em cursos livres que são feitos em plataformas online.

 

Bolsas de Estudos

O Tô de Bolsa oferece bolsas de desconto em universidades privadas de todo o país. Para se inscrever não é necessário ter feito a prova do Enem no ano passado, nem tem processo seletivo. Você só precisa entrar no site, realizar a pré-matrícula e pagar uma taxa única que garante o seu desconto durante todo o curso. Entre e garanta a sua bolsa de estudos!

Com o Tô de Bolsa ficou muito mais fácil de cursar uma graduação! Você tem descontos em todas as mensalidades sem a necessidade de renovação do financiamento. São mais de 3.400 bolsas de estudo nas principais instituições de ensino superior em todos os estados brasileiros.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, WhatsApp (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo chat no site. Clique no banner abaixo e saiba mais!