Escolha uma Página

5 cursos para quem ama a natureza e os animais

set 18, 2018 | Profissões

Trabalhar com aquilo ama torna a sua rotina muito mais prazerosa e produtiva. Quem curte mais a natureza provavelmente odiaria a ideia de ficar o dia inteiro preso em um escritório ou em uma sala de reunião fechada por horas.

Há várias profissões para se considerar quando você definitivamente prefere lidar com bichos e plantas do que máquinas, computadores e pessoas.

Cursos para quem quer trabalhar com plantas e bichos

 

Nada melhor do que unir o útil ao agradável. Se você se identifica com essas características, por que não fazer uma faculdade que lhe ponha em contato direto com os demais seres vivos e o meio ambiente? Você aprenderá inúmeras coisas deste universo e aplicará os seus conhecimentos e esforços profissionais diretamente nessa área que você tanto gosta.

Para te inspirar, listamos abaixo alguns cursos de exemplo.

1) Medicina Veterinária

Diversas instituições oferecem cursos de veterinária voltados à saúde de animais domésticos, silvestres e de grande porte. Cabe ao aluno saber em qual área prefere atuar, por exemplo:

– Clínicas e hospitais, para examinar, diagnosticar doenças, fazer cirurgias, aplicar vacinas, etc.

– Propriedades rurais cuidando  nutrição de rebanhos e do controle de pragas.

–  Inspeção na fabricação de alimentos de origem animal em indústrias, criadouros e abatedouros.

 

2) Ciências Biológicas

Quem tem curiosidade de saber mais sobre a origem da vida (fauna e flora), a evolução dos seres e os seus fatores determinantes, gosta de pesquisar, tem tudo para ser um biólogo. O curso em geral oferece conhecimentos bastante amplos, mas você pode se especializar em diversos campos, como o da ecologia, zoologia, biologia marinha, entre outros. O profissional formado nessa área pode atuar em

– Jardins botânicos;

–  Viveiros;

–  Parques de preservação ambiental;

–  Pesquisas científicas;

– Salas de aula, institutos governamentais e empresas privadas.

 

Quero melhorar os resultados da minha empresa
 

 

3) Zootecnia

É um dos cursos ligados à área do Agronegócio, que vem crescendo e se valorizando muito no mercado hoje em dia. O zootécnico é responsável por fazer o planejamento agropecuário coordenando a criação de rebanhos bovinos, suínos, ovinos e de aves de forma a gerar maior rentabilidade e produtividade desses animais. Esse profissional cuida da nutrição e melhoramento genético de espécies para fins comerciais, controle de doenças e pesquisas. Veja mais campos de trabalho:

– Fabricação de nutrientes animais;

– Controle de qualidade de vitaminas, rações e produtos utilizados na higiene dos animais;

– Reprodução animal;

– Desenvolvimento de produtos animais, como ovos, leite e carne.

Dependendo da área que desejar seguir, o zootécnico não precisa ter contato direto com os animais, ele pode focar mais nas análises laboratoriais

Leia também:

Como eu posso me qualificar para o mercado de trabalho?

Curso autorizado e reconhecido pelo MEC: O que isso significa?

Quais são as engenharias mais promissoras no mercado hoje?

 

4) Agronomia

A produção rural foi uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas no Brasil e até hoje é uma das principais que movimentam o nosso setor financeiro.

Similar à Zootecnia, a Agronomia é a área que trabalha focada em melhorar a produtividade e a  qualidade dos rebanhos, lavouras e de seus produtos comerciais finais. O agrônomo cuida do controle sustentável dos recursos necessários para a produção agropecuária.

Para ter um domínio mais amplo no agronegócio, o profissional pode acompanhar todas as suas etapas,  desde a preparação de uma lavoura ou rebanho até os processos industriais ligados à produção, ao armazenamento e à distribuição de produtos. Além disso ele é responsável pelo

– Controle de pragas e vetores;

– Organização de produção das propriedades rurais;

– Desenvolver sistemas de irrigação;

– Colheita de grãos

5) Oceanografia

Para os apaixonados pelo ecossistema aquático, a faculdade de Oceanografia também oferece um amplo leque de conhecimentos e carreiras a seguir. Um oceanógrafo está sempre em contato com a natureza, pois ele analisa rios, lagoas, mares e zonas costeiras, identificando sua composição química e como vivem os animais neste ambiente. Ele pode ainda

– Mapear o fundo dos oceanos;

– Desenvolver pesquisas sobre impactos ambientais;

– Supervisionar os cativeiros de cultivo de animais aquáticos,

– Trabalhar na recuperação de áreas degradadas.

E aí, curtiu as nossas dicas? Aproveite o segundo semestre agora e invista logo em sua carreira profissional. Com o diploma do ensino superior na mão novas oportunidades surgem. Mantenha os seus conhecimentos atualizados e qualifique-se!

Tô De Bolsa

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  

Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, What´sApp (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo nosso chat no site. Clique no banner abaixo e saiba mais!