Escolha uma Página

Secretariado Executivo: o mundo do negócios nas suas mãos

out 2, 2018 | Profissões

No dia 30 de setembro comemora-se o Dia da Secretária. A profissão cresceu muito nas últimas décadas derrubando de vez aquela imagem de que secretária passa o dia no telefone e servindo café. A sua função é um grande desafio diário que envolve assuntos e tarefas empresariais em um sentido mais amplo.

Em um mercado cada vez mais exigente, esses profissionais precisam se qualificar para conquistar o seu espaço. Agilidade,eficiência e organização são características chaves para quem deseja trabalhar na área. Conheça um pouco do universo do secretariado executivo.

 

Encontre sua bolsa de estudos

O curso

A faculdade de Secretariado Executivo tem em média a duração de quatro anos, enquanto o curso técnico dois. O objetivo é formar profissionais com a capacidade de assessorar executivos assim como coordernar processos administrativos de planejamento e organização. Desenvolver uma visão mais ampla que todo o setor tem a oferecer no mercado.

Secretariado executivo o mundo do negócios nas suas mãos

O aluno estuda disciplinas de língua portuguesa ( direcionado para redação oficial e empresarial), línguas estrangeiras, técnicas em comunicação, além de matérias adicionais como psicologia básica, sociologia, contabilidade, fundamentos do marketing, direito básico, informática , relações internacionais e administração.

O profissional

Quem escolhe fazer o curso de Secretariado Executivo deve saber se comunicar e lidar com diversos tipos de pessoas. É fundamental que ele goste de aprender novas línguas  para que, além do inglês, seja fluente em outro idioma, como o francês e o espanhol.

O secretário deve ser criativo, ter uma mentalidade empreendedora baseada em uma visão global e estratégica para que possa tomar decisões certas. Ele deve servir como um filtro para solucionar determinados problemas a fim de que eles não cheguem ao executivo.

Dominar as novas tecnologias também é outro ponto importante para o seu trabalho, principalmente agindo como facilitador do fluxo de informações.

Leia também:

5 cursos para quem ama a natureza e os animais

Educação Física: todos querem saúde

Curso autorizado e reconhecido pelo MEC: O que isso significa?

O mercado

O papel do secretário, não só o executivo é necessário nos mais variados tipos de empresas e instituições. É uma profissão que vem sendo valorizada e que muitas pessoas começam estagiando ou em funções mais básicas para depois, na medida em que amadurecem e adquirem experiências, conquistam cargos que assessoram diretores e presidentes executivos.

As oportunidades costumam ser maiores nos centros urbanos onde há uma presença maior de empresas e indústrias. Confira algumas áreas de atuação do secretário:

Assessoria: de forma autônoma ou em empresas, o profissional pode atuar como assessor ou consultor atendendo executivos em encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.

Gestão de processos administrativos: discutir objetivos e metas da  empresa, organizar arquivos e controlar documentos e correspondências, entre outros.

Comunicação corporativa: redação de textos profissionais, utilizando a comunicação geral e as técnicas secretariais.

Organização de eventos: com base nas regras protocolares (cerimonial) e de etiqueta social.

Tradução e interpretação: redigir textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português. Fazer a tradução simultânea em reuniões e congressos.

Piso salarial

Assim como demais profissões, a remuneração em Secretariado Executivo varia de acordo com a empresa em que a pessoa é contratada, suas qualificações, grau de experiência no mercado e função assumida. Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, a faixa salarial de um secretário executivo é em torno de R$2.977,70. Um profissional nível pleno pode chegar a receber na média de R$12.500.

O Tô de Bolsa oferece descontos em diversas faculdades do país. Veja aqui como conseguir uma bolsa de estudo de pós-graduação em Secretariado Executivo.

Venha para o Tô de Bolsa!

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa que oferece descontos de até 70% nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  

                                               Aproveite o segundo semestre e invista logo em sua carreira profissional.

Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo nosso telefone (32) 3212-2302, What´s App (32) 9 8860-2158, e-mail contato@todebolsa.com.br ou pelo nosso chat no site. Clique no banner abaixo e saiba mais!